quarta-feira, 15 de maio de 2013

Suplementação de Isoflavonas em mulheres na menopausa.


A soja contém isoflavonas, as quais são estrógenos naturalmente presentes em vegetais com estrutura química similar ao estrogênio secretado pelos ovários de mamíferos. Após a menopausa, período em que os ovários da mulher param de produzir estrogênio, algumas mulheres têm sintomas severos relacionados à atrofia genital, osteoporose e ondas de calor. A terapia de reposição hormonal (TRH) tradicional com estrógenos de mamíferos é muito efetiva para tratar tais sintomas, mas está associado com um aumento no risco de câncer de mama e endométrio. Além disso, o possível beneficio da TRH sobre o risco de doença cardiovascular (DCV) não foi confirmado no Women’s Health Initiative. Por isso, produtos de soja e suplementos de isoflavonas têm sido propostos como alternativas a TRH. No estudo Osteoporosis Prevention Using Soy (OPUS), 120 mg de isoflavonas da soja foram capazes de reduzir a perda de massa óssea. Embora existam diversos ensaios clínicos de curta duração com suplementação de isoflavona, são poucos os trabalhos que relatam uma intervenção em longo prazo e a segurança desta suplementação. Neste contexto, para avaliar os efeitos da suplementação diária com 80 ou 120 mg de isoflavonas de soja juntamente com cálcio e vitamina D, pesquisadores conduziram um estudo com 403 mulheres na menopausa por 24 meses.
No inicio do estudo e após 1 e 2 anos, foram feitos exames bioquímicos, mamografia e papanicolau. Também foi conduzido um estudo de coorte para realizar ultrassom transvaginal com a finalidade de verificar a espessura do endométrio.
As características iniciais de ambos os grupos foram semelhantes. Após 2 anos de consumo de isoflavona todas as análises bioquímicas permaneceram no intervalo normal, com exceção do nitrogênio uréico, o qual aumentou significativamente após 2 anos (p = 0,048). A suplementação com isoflavona não afetou as concentrações séricas de tiroxina livre e linfócitos. Nenhuma diferença significativa na espessura do endométrio foi observada entre os grupos. Dois eventos sérios foram detectados (um caso de câncer de mama e outro de câncer de endométrio), porém a taxa de ocorrência no grupo estudado foi menor do que a esperada para a população geral.
Portanto, neste estudo, a suplementação diária por 2 anos com 80 a 120 mg de isoflavonas de soja exerceram um risco muito pequeno sobre a saúde de mulheres saudáveis na menopausa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário