quarta-feira, 22 de maio de 2013

O Milagre do Kefir


O kefir é um alimento probiótico  uma bebida refrescante produzida a partir da fermentação de leite (ou água com açúcar mascavo, dependendo do tipo), quando colocado em contato com os Grãos do Kefir, por um determinado período de tempo.
O kefir é originário das Montanhas do Cáucaso Setentrional  há muitos séculos. O termo kefir deriva do turco keif, que quer dizer bom sentimento.
Ao cultivar os grãos do kefir em água com mascavo ou leite, percebemos que, com o tempo, eles se multiplicam e uma parcela desses grãos deve ser removida para evitar a superpopulação e continuar proporcionando uma boa relação entre leite (ou água com mascavo) e grãos. Tradicionalmente, os grãos em excesso devem ser doados para amigos, parentes ou até mesmo pessoas desconhecidas, bem como podem ser comidos ou desidratados e armazenados como uma fonte alternativa.
O kefir é um produto facilmente digestível e é uma boa fonte de proteína e de cálcio. Pode, consequentemente, ser incluído com parte da dieta diária.
A purificação orgânica que promove auxilia na obtenção de um eco sistema interno perfeito para a saúde e para a longevidade. O kefir tem propriedades antitumorais, antibacterianas e antifúngicas. Essas propriedades abrangentes podem explicar a razão para o uso do kefir no numeroso relato de curas de doenças


Basicamente o Kefir contém.
8 leveduras, 2 bactérias acéticas, cerca de 16 lactobacilos, cerca de 9 streptococci/lactococci, ácido fólico, ácido pantotênico, biotina(vitamina B), cálcio, carboidratos, fósforo, gordura, lactase, magnésio, niacina (vitamina B3), potássio, proteínas, pyridoxina (vitamina B6), triptofano, vários outros aminoácidos benéficos, vitamina B12, vitamina K.




Sua indicação para o tempo de fermentação:
* 12 horas = laxante suave, sem causar cólica ou diarréia
* 24 horas = regula o funcionamento do intestino
* 36 a 40 horas = prende o intestino






Veja como cultivar o Kefir em casa e te-lo a mesa todos os dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário