quarta-feira, 22 de maio de 2013

Farinha da casca do Maracujá


A farinha da casca de maracujá (Passiflora edulis f. fl avicarpa Deg.) cv amarela é rica em pectina, uma fração de fibra solúvel que têm a capacidade de reter água formando géis viscosos que retardam o esvaziamento gástrico e o trânsito intestinal. Além disso, Estudos epidemiológicos mostraram que dietas ricas em fibra dietética estão associadas com um risco reduzido de Diabetes e doenças cardiovasculares.
Um estudo com portadores da DM tipo 2, obteve  uma redução estatisticamente significante da glicemia de jejum após 30 e 60 dias de tratamento com a farinha da casca do maracujá. Uma possibilidade de explicação para o efeito obtido seria que as fibras contidas neste alimento.

Ela pode ser usada na salada de fruta, iogurte, preparação de pães, bolos e tortas, ou até pode ser salpicada na salada ou prato quente. Mas fiquem atentos a uma pequena dica, a farinha possui um gosto um pouco forte, portanto fique atento aos alimentos em que irá acrescentá-la.

Agora aprenda a Modo de preparo:
- Lave bem os maracujás em água corrente.
- Coloque-os em uma solução com 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária por 10 minutos.
- Enxague e seque-os.
- Corte-os ao meio, retire a polpa e guarde para fazer suco.
- Corte a casca em tirinhas finas, ponha numa assadeira e asse em forno médio (aproximadamente 70°C) por cerca de 4 horas ou até que fiquem sequinhas.
- Espere esfriar.
- Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
- Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado de preferência de vidro
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário